Encadernação Artesanal - A Sua Oportunidade de Ter Renda Fazendo o Que Ama de Verdade

Você já imaginou trabalhar fazendo artesanato e ter uma ótima renda com isso? Ter aquela sensação gostosa de fazer o que ama no conforto da sua casa? Mas, de alguma forma,  você já tentou viver esse sonho alguma vez e não teve sucesso ou ouviu pessoas dizendo que artesanato não é valorizado?

Então leia esse artigo até o fim, pois eu vou te provar que a valorização do artesanato depende somente de você e que é possível transformar esse sonho em realidade!

Nesse artigo você vai ver

  • Uma oportunidade REAL de ter uma ÓTIMA renda com o artesanato
  • Os principais erros dos artesãos que não conseguem vender a sua arte
  • Um tipo de artesanato ideal para quem quer transformar essa atividade em negócio

 

O meu nome é Fernando Oliveira e eu sou empreendedor no ramo do artesanato desde 2007. Comecei vendendo artesanato mineiro pela internet, através de uma loja virtual. Depois criei o blog Revista Artesanato, que hoje se tornou um dos maiores sites de artesanato do Brasil, com mais de 600 mil visitas mensais. O meu último projeto é um portal de cursos online de artesanato, o Artesanato.com. Somado a isso, sou colunista do blog do Elo7 e também faço colunas em outros sites.

Desde o início, eu  enfrentei muitos desafios no ramo artesanal… E para que você não passe pelos mesmos problemas e não cometa os mesmos erros, quero te mostrar o caminho das pedras. Isso porque eu acredito no poder transformador do artesanato e porque quero te mostrar que é possível ter sucesso com essa atividade que nós amamos tanto.  Preparei materiais como esse artigo, para transformar também a sua vida, assim como aconteceu comigo.

Para Ter Ganhos Reais com o Artesanato Você Precisa de 4 Ingredientes:

  1. Fazer peças valorizadas e com ótimo design
  2. Não perder o seu tempo fazendo um trabalho demorado e que não tem bom preço de venda
  3. Saber reconhecer quem é o seu público e como vender pra ele
  4. Fazer um artesanato que permite ter uma boa margem de lucro

 

Se você falhar em pelo menos um desses ingredientes, já era… Você não vai ter sucesso.

E muitas artesãs, por falta de conhecimento, falham… E depois ficam dizendo que artesanato não é valorizado.

A minha proposta aqui é te apresentar um tipo de artesanato que tenha todos os 4 ingredientes para o sucesso sucesso que eu citei acima. Um artesanato fácil de fazer, com ótimo design, com boa margem de lucro e fácil de vender.

Quer saber qual é? Então continue comigo...

Encadernação Artesanal

Encadernação Artesanal

Você conhece a encadernação artesanal? Com essa técnica você pode produzir peças lindas, valorizadas e fáceis de vender. É possível fazer álbuns, agendas, capas de caderno, bloquinhos de anotações, cadernos de receita, cadernos maternidade e vários outros itens!

Existem várias técnicas de encadernação artesanal que te possibilitam fazer uma infinidade de peças, para vários tipos de público. E o mais legal é que qualquer pessoa consegue fazer, não é necessária nenhuma habilidade especial em artesanato. Se você souber recortar e colar, já está apta para trabalhar com encadernação artesanal.

Esse é o tipo de trabalho perfeito para quem quer ter uma renda com o artesanato mas não sabe o que pode fazer.

O Que é Necessário Para Começar a Fazer a Encadernação Artesanal?

Você precisa de pouquíssimos materiais para começar a fazer a encadernação artesanal. Em termos de ferramentas você precisa de

  • Régua
  • Tesoura
  • Pincel
  • Dobradeira
  • Fios de cabelo
  • Furador

Já em relação à matéria prima, você precisa basicamente de tecido, papéis e cola. Isso significa que o investimento inicial é MUITO BAIXO! Ideal para quem quer começar um negócio e não tem muito dinheiro para investir.

E o mais legal é que todas as ferramentas e materiais são encontrados facilmente em qualquer armarinho, loja de materiais escolares ou mesmo pela internet. Você pode comprar e receber sem sair de casa!

Álbuns Artesanais

Dentro da encadernação, se destacam os álbuns artesanais. É possível produzir peças lindas para casamentos, bodas, aniversários, batizados e qualquer ocasião especial que você imaginar.

Existem vários modelos de álbuns artesanais, com várias costuras diferentes, que são usadas para prender as páginas do álbum. No entanto, um modelo que se destaca pela beleza e facilidade de confecção é o álbum com costura longstitch. Não demora nem uma hora para ser feito e o resultado surpreende qualquer um.

Enfim, opções não faltam! Usando a mesma técnica é possível fazer uma infinidade de álbuns diferentes, variando apenas a decoração final, o que te permite atingir vários públicos.

Porque a Encadernação Artesanal é Ideal Para Quem Deseja Viver do Artesanato

Eu disse que para ter sucesso com o artesanato, a sua peça deveria atender a 4 requisitos básicos. Vamos ver novamente cada um deles e porque a encadernação artesanal se encaixa em todos:

1) O seu artesanato deve ser valorizado e com ótimo design

Não adianta produzir peças lindas, mas que não têm valor perante os olhos dos clientes. Você sempre vai ouvir expressões do tipo: "é caro" ou "não preciso disso agora". No caso da encadernação, mais especificamente falando de álbuns, isso não acontece. Primeiro porque os álbuns são criados para ocasiões especiais, como casamentos ou festas. Nesse tipo de ocasião as pessoas não economizam para ter o melhor! Imagine em um casamento, se os noivos vão pensar duas vezes para comprar um álbum diferenciado feito à mão. Com certeza, eles vão optar pelo álbum que combine mais com seu gosto e com a ocasião, mesmo que tenha que pagar um pouco mais por isso.

Segundo, para fazer sucesso, a peça artesanal deve ser bonita e diferenciada. Se você fizer algo feio, as chances de fracasso são enormes! No caso do álbum, se fizer da maneira correta, a beleza da peça é inegável. Por ser artesanal e totalmente personalizado de acordo com o gosto do cliente, o álbum se torna uma peça charmosa, sofisticada e que se vende por si só.

 

2) Fácil de fazer e com bom preço de venda

O tempo de confecção da peça também é um fator determinante para quem quer ter uma renda fazendo o seu trabalho. Se você gasta muito tempo fazendo uma peça, provavelmente  o seu lucro não será suficiente para pagar todo o trabalho que você teve. Dai a importância de fazer peças que ficam prontas sem demora. As peças de encadernação artesanal, no geral, são feitas em pouco tempo. Um álbum, por exemplo, gasta, em média, uma hora para ser feito, contando do zero até ficar completamente pronto. Em termos de artesanato, esse é um tempo bem curto. Mais um ponto para a encadernação artesanal!

 

3) Atender a um público grande e que quer comprar

A questão do público também é outro fator crítico para o sucesso do artesão. É necessário focar em um mercado grande o suficiente, que quer comprar e paga o preço pelo trabalho. Com a encadernação artesanal você pode atender os mercados de festas e datas especiais, que são excelentes. Esse é um segmento exigente, mas que paga o preço do trabalho, justamente por focar em bons produtos, de qualidade. Mais uma vez, a encadernação artesanal tira isso de letra.

 

4) Ter boa margem de lucro

Por fim, o quarto ponto fundamental para o sucesso com o artesanato está ligado à margem de lucro. Você deve ter um bom retorno financeiro com a sua peça, caso contrário a atividade perde o sentido. Optar por peças que têm margem de lucro muito baixa é o motivo para o fracasso completo no ramo artesanal. E nesse ponto, a encadernação artesanal também pula na frente. Em cada peça é possível colocar facilmente uma margem de lucro de 100%, ou seja, se você gastou R$ 30,00 para fazer um álbum, pode vendê-lo por, no mínimo, R$ 60,00.

Conclusão

Se você estiver sempre atento aos 4 pilares acima, as chances de sucesso no ramo artesanal são enormes. Existem vários tipos de artesanatos que atendem a esses pilares, por isso você deve ficar atenta ao escolher o seu ramo de atuação.

Outro ponto essencial, além dos 4 pilares, é ter foco. Ao invés de produzir peças aleatórias, de técnicas diversas para seus clientes, somente para aumentar a sua renda, seja original e crie a sua própria linha de produtos com um foco específico. Ou seja, você pode até continuar a produzir as encomendas que recebe, mas se não criar sua própria linha de produtos, você nunca será reconhecida por ser original e por ter peças diferenciadas. Você será só mais uma no imenso mercado artesanal. Por isso, você precisa mudar seu foco agora mesmo e começar a investir em algo que seja diferente e único no mercado, como a encadernação artesanal.

Portanto, o curso de Encadernação Artesanal é uma excelente oportunidade para você que quer ter uma ótima renda com o artesanato mas ainda não sabe o que fazer. Adquira o curso, pesquise mais sobre o tema e siga em frente, nunca deixe morrer os seus sonhos! Estamos juntos nessa caminhada!

Comece Hoje Mesmo!

Comece a sua capacitação hoje mesmo! Nós preparamos um curso profissionalizante de encadernação artesanal que ensina a fazer um kit fantástico para ocasiões especiais.

arrow
Conheça o Curso de Encadernação Artesanal

Deixe o Seu Comentário Sobre o Artigo