Oportunidades de ganhar dinheiro com artesanato

367 respostas em “Oportunidades de ganhar dinheiro com artesanato”

Bom Dia Fernando

Amei o video parecia um bate papo com um amigo, leve, claro e de facil entendimento.

Trabalhei muitos anos com artesanato e sei que dá dinheiro, mas por mudanças da vida, tive que buscar novas oportunidades…..e depois de quase15 anos afastada quero voltar e me especializar mais !!!! Nesse peridodo apenas dava de presente os artesanatos, o que já é uma boa economia e um presente diferenciado!!!!

Obrigada pelas dicas !!!

Beatriz Pinho

Adorei suas dicas, estou iniciando um loja on line de cartonagem e esta me ajudando muito fico muito anciosa para receber seus email kkkkk bjs parabéns sucesso!

Oi Fernando, adorei o vídeo ,e o incentivo que você nos da, pois o artesanato para mim e um trabalho que jamais imaginei de fazer e hoje estou dentro dele e gostaria muito de crescer pelo caminho certo. Adoro suas dicas e vou continuar te acompanhando para aprender mais,parabéns por seu trabalho e por se dispor a nós ajudar. Um abraço . E.T. Eu expor o que faço no meu face gostaria que se você puder desse uma olhada e sua opinião .

Olá, gostei do vídeo, ótimas dicas. Mas nós artesãs, queremos mais ideias, dicas de tendencia, dicas de publicidade.
Porque eu mesmo, vai fazer um ano e meio que faço artesanato, vou sim fazer mais cursos, mas quero e queremos mais dicas, pois só assim nossa vida mudará, como apresentado no vídeo.
Não estou chingando, só apresentando o que está guardado em meu coração.
Obrigada.

Olá Fernando! O vídeo é muito bom, ajuda pessoas como eu e muitas outras artesãs que quer entrar no mercado ou seja vender os produtos que confecciona.

Gostei bastante do vídeo. Esses depoimentos e reportagens faz com que tenhamos motivação para começar do zero. Estou ansiosa para receber as próximas dicas.

Um abraço,
Bruna.

Olá Fernando,

Adorei o vídeo, todas as dicas são de grande valor para quem ama artesanato, como eu.

Mais uma vez, muito obrigado!

Gostei do video. Sei fazer vários tipos de artesanato mas preciso decidir qual vai me render mais. Sei que vc ainda vai me ajudar bastante com suas dicas. Obrigada

Olá Fernando! Amei o vídeo. Simples, com bom conteúdo e de bom entendimento. Minha filha e eu gostamos muito de artesanato. Eu mais por entretenimento, mas minha filha está investindo em cartonagem. Está no início, mas seu trabalho já está começando a ficar conhecido. Obrigada pela ajuda. Já fiz muito trabalho através dos modelos da Revista Artesanato. Que Deus continue te abençoando… Um Feliz e promissor Ano Novo para você…

adorei o vídeo, obrigada Fernando pelas dicas, estou em processo de criar a minha marca, e também procuro algo simples que seja bonito e fácil de lembrar e indicar. abraços

Muito obrigada por estas valiosas informacoes. Voce nos da forca para continuarmos a batalhar. Nao deixe de continuar nos brindando com suas dicas. Adorei o video. Abraco

Oi Fernando achei esse video excelente, amei…. estou amando suas dicas que bom que existe alguem como vc interesado a ajudar as pessoas.
Sou nova no artesanato, tudo começou pq tive uma gravidez de risco o ano passado e fiquei de repouso absoluto, entediada de tanto ficar parada começei a asistir
programas de artesanatos e comesei a gostar., começei com material reciclado e depois biscuit , não sei muita coisa estou aprendendo e essas dicas estao me ajudando muito pois futuramente pretendo montar uma loja de artesanato.
essa é um poco da minha história obigada um grande abraço.

Ivaneide, obrigado por ter compartilhado um pouco da sua historia. Com mais conhecimento com certeza você vai conseguir montar a sua loja.

Olá Fernando.
Parabéns pela excelente ideia de proporcionar a quem interessar, boa oportunidades de negócio.
É muito importante conhecer-se outras situações de sucesso e que cada um possa agora adaptar às suas aptidões e como diz no vídeo, poder-se via a criar os seus negócios.
Fico à espera de outras novidades como esta.
Bom ano de 2014, para a organização.
Um abraço.
Cândido

Sou professora aposentada e sempre gostei de artesanato e quando tenho tempo ganho dinheiro extra fazendo vários tipos de artesanato com feltro, EVA, tecido, reciclagem, etc.
Gostei muito do vídeo, espero outras dicas!!!
Um abraço,
Eurides.

Olá Fernando!
Estou gostando muito das dicas. Tenho um conhecimento básico na área de biscuit, pretendo ampliar e vou precisar de mais dicas.

Olá Fernando!
Gostei muito do vídeo e das dicas sobre organização…cursos…etc. Realmente são de grande valia pois servem de alerta para nós artesãs e espero poder obter mais e mais no decorrer do tempo. Feliz Ano Novo! Sucesso!

Parabéns Fernando por sua disposição em partilhar experiência e saberes.

O vídeo é inspirador com certeza.

O futuro para uma humanidade mais igualitária é esse: a solidariedade e o ensino de “como pescar seus próprios peixes”.

Abraços

Boa tarde!
Fernando, gostei de todas as dicas que deu. Eu assisto Peter Paiva no programa na TV o BemSimples ele ensinando fazer sabonete, são lindos os sabonetes! Nesse mesmo programa eu já aprendi muitas técnicas! Amei o seu vídeo vai me ajudar bastante, e tenho certeza que vou aprender muito com você! Obrigada e um Feliz Ano Novo pra você e família!

Olá Fernando, adorei o vídeo, suas dicas são muito valiosas para nós.
Quero muito aprender a vender os artesanatos, pois esse é meu maior
problema..como e onde vender.
Muito obrigada!!!!!

Olá Fernando ! Assisti ao vídeo e gostei dos comentários. Aproveitei e já procurei outras reportagens para mais informações, pois quero mudar minha vida SIM !! Quero ganhar dinheiro com artesanato !! Enquanto procuro me especializar, estou procurando também histórias de sucesso, informações diversas, para tentar não errar ! Obrigada por dividir os seus conhecimentos !! Um bom 2014 !!

Olá Fernando.

Muito legal, valeu a pena ter conhecido você. E como diz o cantor Roberto Carlos; esse cara e você eu sou cadeirante mas a minha cabeça e boa e também as minhas mãos. Moro a 60 km de belo horizonte e o curso e 48,00 reais por um dia. será que vale a pena? Gostei muito do vídeo, mas vou enfrentar um luta comigo mesmo. Obrigado Fernando pelas dicas. E eu gostaria de dizer que no nosso primeiro contato, vc me enviou uma dica importante e sem querer acabei apagando. E possilvel vc me enviar novamente p meu i mail. Abraço e obrigado por enquanto.

obrigada fernando pelas dicas, muito legal suas dicas e tenho certeza que as proximas serão mais valiosas. gostaria que vc falasse um pouco sobre dar preços nos produtos.

Amei o vídeo! Essas dicas vão me ajudar muito. Já assistir Peter Paiva ensinando fazer sabonete, foi no programa do Bem Simples já aprendi muitas dicas de artesanato nesse programa! Sou aposentada e amo artesanato sei que vou tirar muitas dúvidas com você! Desejo um FELIZ ANO NOVO, com muita Paz, Saúde e muita Felicidades!

Boa tarde Fernando, creio q brevemente serei uma das q estarão dando o testemunho de sucesso/prosperidade como artesã.
Tenho certeza q um passo depois do outro, logo estarei trilhando o caminho da realização financeira, associado ao prazer de trabalhar com arte.
Agradeço-o pela sua disponibilidade, afinal, ainda há tudo o q aprender.
Tenho concretos em minha mente o projeto do q quero, como quero e com quem trabalhar. Creio na realização!

Muito prazer Fernando. Ótimo vídeo. Você possui todas as características para transmitir conhecimentos: simpatia, ótima dicção, objetividade. Grata pela oportunidade e parabéns pela dedicação ao que realiza. Com certeza suas dicas ajudam muito quem deseja transformar o artesanato em um negócio lucrativo.

Olá Fernando.
Gostei muito do vídeo. Poder ver que pessoas foram bem sucedidas nesta área é um grande incentivo.
Infelizmente não tenho possibilidade de frequentar cursos mas gosto muito de trabalhos manuais.
Tenho uma dúvida. Sou portuguesa. Será que as dicas que forem dadas são compatíveis com o nosso mercado?
Muito obrigada.

Carla,

Sim, as dicas serão compatíveis com o seu mercado. Existem certas regras que são universais e outras que devem ser adaptadas.

Ótimo vídeo! Muito bom ver exemplos de sucesso no artesanato, cada email nos incentiva mais! Obrigada, desejo um lindo 2014 à você e a todos os artesãos e artesãs desse nosso Brasil!

Este material é estimulante, Fernando. É preciso estudar a transição entre a renda extra e a renda principal…. empenho, tempo, investimento… detalhes que precisam ser mais elaborados para não nos comprometer negativamente. Vou seguindo aqui o teu trabalho com admiração e gratidão. Abraços.

alo , adorei sua resposta mais eu nao tenho facebok nao sei como facer entao eu espero poder receceber no e-mail as suas respostas maravilhosas
brigada mesmo graciela de uruguai

Foi ótimo o vídeo, já fiz algumas tentativas não sei porque não foi pra frente, quero agora começar com os pés no chão e ser mais persistente, por isso vou seguir dentro do possível seus passos.
Obrigada mais uma vez.
Lucinete

A mais de 5 anos deixei minha profissão de formação (sou Pedagoga) para dedicar exclusivamente a minha profissão do coração: o Artesanato….amo todo tipo de artesanato. Estou gostando muito das suas dicas e elas estão vindo no momento certo para mim, pois já havia me decidido que este ano iria buscar e aprender mais, para poder me especializar melhor em que eu faço.
Obrigada e tenho certeza que iremos aprender muito.
SUCESSO a todas e todos que amam e respiram artesanato
Bia

Oi Fernando, adorei o vídeo . Estou começando , sou auto didata, creio que sou muito boa no que faço , pois sou detalhista, mas como nem tudo é perfeito….rsrs sou péssima em vendas, ofereço os meus produtos, mas não com a convicção que deveria ter…. Obrigada.

Sou como a Norma que fez um comentário, adoro artesanato, mas não tenho dinheiro para investir, ajudo meu filho em uma loja de ração que abrimos a 7 meses mas até agora não tiramos nada de dinheiro vai tudo só para despesas, estou aborrecida, e muito infeliz pois o que eu adoro é fazer artesanato,mas fico o dia todo na loja, não me resta mais tempo, chego em casa tem serviço para fazer e assim vai indo minha vida, mas eu sonho muito em ser alguém fazendo artesanato, o que vc tem a dizer para mim? sei que vc não é pisicologo, mas por favor me ajude, não sei se vou aguentar muito tempo esta situação.
Desculpe o meu desabafo, mas acho que talvez seja vc uma pessoa que me ajude. Obrigado.

Célia,

Porque não fazer os seus trabalhos na loja? E avalie com rapidez se esse empreendimento está dando certo, se tem futuro. Se não, saia o quanto antes.

Prezada Célia. Certa vez, em Porto Alegre, tive a felicidade de ouvir uma palestra de um dos maiores escritores do Brasil: Luiz Fernando Veríssimo, filho de um mito dentre os escritores mundiais: Érico Veríssimo (O Tempo e o Vento).
Luiz Fernando respondeu uma pergunta aos acadêmicos que o entrevistavam na PUC RS: a pergunta era: “COMO SURGEM AS SUAS IDÉIAS PARA ESCREVER TÃO BEM”? A resposta foi: “NÃO IMPORTA A HORA, O LOCAL, A COMPANHIA, O TEMPO. QUANDO SURGE UMA IDÉIA, PARO TUDO E ANOTO, NEM QUE SEJA NUM GUARDANAPO, PARA DEPOIS, JUNTÁ-LA COM OUTRAS E CONCATENAR O TEXTO. A CRIATIVIDADE NÃO TEM DATA OU HORA MARCADA. QUANDO MENOS SE ESPERA, ELA SURGE E SE TU NÃO CAPTÁ-LA, IRÁ PERDÊ-LA. É IGUAL UM CAVALO ENSILHADO QUE PASSA NA TUA FRENTE. SE TU NÃO MONTAR, OUTRO, MAIS ADIANTE, MONTARÁ”. Entendi o recado: “aproveite as idéias que surgem inesperadamente”. As idéias são com um pedaço de carvão: sem bem lapidadas, se transformarão em um rico DIAMANTE.
Abraço e sucesso.
Rubens

DESCULPE FALEI TANTO DA MINHA VIDA QUE ESQUECI DE FALAR SOBRE O VÍDEO, GOSTEI MUITO E QUERO CONTINUAR RECEBENDO, UM GRANDE ABRAÇO. CÉLIA.

Nossa, gostei demais do vídeo! O exemplo que mais me impressionou foi o da empresária da marca Dita. Acho que por ter começado com um capital pequeno e ter conseguido, hoje, conquistar uma renda mensal interessante. Bastante estimulante!

Olá Fernando adorei o video foi esclarecedor em varios pontos e duvidas que eu tinha, muito obrigada por sua disposição em dividir esse conhecimento, estarei esperando as outras dicas pois minha intenção é o patctchwork, que na minha cidade é novidade, não tem cursos, o que estou aprendendo é através de videos na internet. mas tenho certeza que conseguirei. obrigada ate a próxima.

Olá, Fernando,

Gostei muito do video, estou sempre antenada no programas de artesanatos, tanto na tv ou internet, acho isso muito valido porque se certa forma a gente acaba se aperfeiçoando mais, sempre aprendendo algo diferente, algo novo que facilita nosso trabalho. Continue nos enviando essas dicas que são maravilhosas.

Ola Fernando!!!!! Boa noite….
Quero lhe desejar um Ano Novo com muita paz, saúde e força para colocar teu projeto pra frente, afinal já tens
um numero considerável, vou fazer parte deste teu grupo, mais pra frente poderemos trocar ideias.
Boa sorte Neide.

.

Muito bom seu vídeo, estou gostando demais dessa sua ideia de nos ajudar.
Tenho um problema. Como tenho muita facilidade em aprender a fazer coisas,
sei fazer várias. Porém, tenho dificuldades em saber no que irei investir, porque
adoro fazer artesanatos e faço várias coisas. Mas, acho que não posso abrir um
negócio fazendo vários tipos de artesanato diferentes. Espero muito acabar com
todas as minhas dúvidas durante esses aprendizado.
Grande abraço!

Fernando, adorei o video espero aprender muito com você, faço vários artesanatos, sou elogiada pelo meu capricho mas não sei como crescer, além disso amo o que faço, obrigada pela dicas.

Olá Fernando!
gostei muito de suas sugestões. Há algum tempo tenho lhe acompanhado através da Revista Artesanato e tem me ajudado bastante. Esta sua nova ideia agora tem trazido logo de inicio muita ajuda a quem se interessa em dar continuidade no ramo de artesanato, mesmo como hobby, ou como profissão. No meu caso, como hobby, tenho tido bons retornos. Sempre que procuro inspiração, vou atrás das suas sugestões, e olha, tem me ajudado bastante. Parabéns! É bom ver pessoas como voce, ainda muito jovem, se dedicando aos artesanatos e compartilhando com milhares de artesãos sua inspirações. Um grande abraço.

Fernando cada vez que vejo suas dicas fico mais animada, não consigo ver nenhum obstáculo na minha frente. Amei o vídeo, foi um grande estimulador. Muito obrigada. Um grande abraço e até a próxima.

Muito pertinente a matéria.
…….mas levando em conta que não temos capital e nem amigos fora do país, qual seria a nossa primeira tarefa?
Obrigada pelo espaço.

Olá Fernando! Gostei muito do vídeo.
Faço alguns tipos de artesanato e todos a minha volta me incentivam a investir nessa área, mas não tenho muita informação de como iniciar um negócio, por isso estou ansiosa para assistir os próximos vídeos, tenho certeza que vão me ajudar muito. Obrigada.

Muito bom seu vídeo. Estou adorando a sua ideia de nos dar essas dicas, pois tenho muitas dúvidas
relacionadas ao assunto. Tenho muita facilidade em aprender fazer e por isso, sei fazer várias coisas.
Contudo, não sei no que investir, já que acho que não posso abrir um ateliê fazendo artesanatos com
técnicas diferentes. Gostaria que me ajudasse, porque gosto muito de fazer artesanatos e por esse motivo
sei trabalhar com pet, madeira, EVA, tecido … e não sei ao que me dedicar mais.
Grande abraço e Feliz Ano Novo!
Grata.

Muito bom este vídeo pelo incentivo que desperta no artesão. É importante saber que não estamos sozinhos ; uma palavra ajuda a começar ou recomeçar a caminhada. Faço pinturas em tela, também tenho trabalhos em areia c/ relevo e agora quero diversificar com papietagem.Não tenho loja física nem virtual. Por isso é bem vindo este seu contato. Obrigada.

Bom dia Fernando! Gostei bastante do video,sua dicas são muito legais,trabalho com artesanato,gosto do que faço,mas acho que as pessoas valorizam pouco. Assistindo o video acho que cobro barato pelo meu trabalho e não estou investindo em imagem,talves ai resida o meu erro.Obrigado pelo apoio e pela ideia bacana que tiveste de dividir com todos nós o teu conhecimento. Feliz 2014 um abraço bem forte de luz.

Fernando, gostei muito do video, estou super animada e ansiosa para os próximos emails.
Pretendo começar como rebda extra mas meu foco é ficar só com o artesanato.
Obrigada por compartilhar conosco!

Feliz Ano Novo a todos!

Olá Fernando, estou muito honrada de receber seus emails, fiquei encantada com seu carinho por nós que trabalhamos com a criatividade. Muito obrigada por se importar e compartilhar tanto conosco, eu realmente estava precisando de uma ajudinha para me estimular a continuar e espero poder aproveitar o máximo de tudo que você compartilhar. Um grande abraço e muitas felicidades.

Marineide
Ateliê Lila e Cor

Obrigada por compartilhar o seu conhecimento. Gostei do vídeo e aproveitarei cada orientação sua. Um excelente 2014 para vc e sua família. Um abraço.

Fernando, adorei o video, traz muitas dicas e além de ser muito motivador, para quem vai começar, assim como eu.
Continue, trazendo pra nos, videos como esse, novidades e etc.
Muito obrigada!
Feliz 2014!

Lucimar.

Olá Fernando!!!
Desde 2011 comecei com um negócio de artesanato e customização como renda extra sem muito interesse para principal fonte de renda.
Mas desde outubro de 2012 estou realmente investindo em meu negócio (após desemprego do meu marido e o meu em junho deste ano). Estou fazendo cursos a um tempo e melhorando essa aparência nas redes sociais, blog e logo (q eu mesmo criei).
Motivação para 2014 não faltam!!!!!
Tenho certeza que com essa sua disposição em ajudar receberá tudo em doooobro!!!
Felicidades!!!
Se puder conheça meu trabalho:
Fanpage: http://www.facebook.com.br/souvenir.lembrancinhas
Blog: http://www.souvenirlembrancinha.blogspot.com.br/

Oi Fernando, gostei muito do vídeo foi muito pratico e expressivo, adorei principalmente por mostrar a artesão que produz roupas para bonecas, eu adoro fazer roupinhas para as bonecas da minha filha e muita gente já pediu para que eu fizesse para vender mais não tenho ideia de como cobrar, estou ansiosa pelos próximos e-mail.

Vi o vídeo e gostei bastante.Sou Portuguesa e penço que fazer do artesanato um negocio para mim não é possível.O artesanato sempre esteve dentro de mim ,sempre gostei de trabalhos de mão , é de família minha mãe era assim.Faço todo tipo de artesanato exceto coisas ligadas a costura. Á 3 anos que dou aulas de trabalhos manuais numa Universidade Senior trabalho que muito amo. Vou buscar varias ideias ao you tude vocês têm muitas ideias e eu gosto de coisas diferentes por isso acho que vou apreder muito convosco . Um muito obrigado e um feliz Novo Ano.

Ainda não havia assistido o vídeo todo. Agora assisti inteirinho e com bastante atenção. Realmente a sua vídeo aula ajudou muito! Como os outros já disseram, adorei! Obrigada e continuarei aguardando mais dicas. As pessoas apresentadas escolheram um perfil bem definido, e acabaram criando uma linha de produção. Se especializaram em algo. Percebo, no entanto, que eu e outras pessoas, não querem restringir o leque. Queremos criar em vários segmentos, até mistura-los! Em nome desse pessoal, mais “aberto” peço que nos dê algumas dicas quando for possível!!!!! Obriga Fernando! E mais uma vez, parabéns pela iniciativa, ajuda e um 2014 iluminadíssimo para vc e os seus!!!!

Fernando, adoro artesanato; faço curso há um ano e pretendo continuar este ano de 2014, já estou comprando mais acessórios para cursos maistrespecializados. Continue trazendo mais novidades, obrigada

Feliz 2014

Assisti o vídeo, foi muito interessante, já tive alguma renda com artesanatos, mas nada muito esperançoso, pretendo começar um negócio com embalagens ecológicas mas agora com os pés no chão e com certeza vou contar com a sua ajuda. Uma grande e feliz entrada para 2014
Lucinete

Amei o vídeo eu preciso muito aprender a colocar o preço nas peças e como vender fora da minha cidade por que aqui eles não dão muito valor,hoje com esse video estou mais animada muito obrigada !

Olá! Fernando Oliveira!
Gostei muito do vídeo.
Estou feliz por existir pessoas como você, que se propõe a ajudar.
Espero suas dicas com muito carinho.
Feliz ano novo com muita saúde e paz
Fátima

oi Fernando, em primeiro lugar Feliz Ano Novo!!!!
adorei o video, ficarei ansiosa esperando os proximos……que Deus continue abençoando sua vida hj e sempre!!!!

Olá

Adorei o video tenho paixão por artesanato sei fazer algumas coisas e gostaria muito de entrar no ramo mas tenho uma dificuldade não sei negociar nao sei dar preço aos trabalhos gostaria que vcs mostrassem sobre isso muito obrigada Fernando.

Olá meu amigo, antes de tudo quero lhe desejar um feliz ano novo, que Deus possa lhe ajudar a se realizar nos seus projetos esse ano. Amei seu vídeo o pouco que assistir, já me fez enxergar o pouco que estou errando, mas tenho dúvida pois não tenho um capital inicial alto, do qual preciso e queria saber como iniciar? Como propagar melhor meu produto? Desde já lhe agradeço as dicas, e lhe peço ajuda. Kiss, kiss the thank you very much.

Olá Fernando! adorei o vídeo… simples e gratuito; tenho um blog mas não me adaptei muito bem não… vendo tudo pelo face ou de boca em boca mesmo…
vendi bastante neste final de ano e sempre que invento algo vendo, porém está me faltando inspiração no momento; copio tudo da internet e modifico do meu jeito… onde posso me inspirar? me dê dicas! curte aí minha página: Dan e Eliane Pagotto artes.

Um abraço…

adorei o vídeo muito inspirador estava precisando desse estimulo para impulsionar meus projetos artesanais este ano! muito obrigado espero mais.

Olá Fernando gostei bastant do víde. Sempre fiz artesanato como hoby nunca pensei em transformar minha arte em fonte de renda. Já a algun anos sai do mercado de trabalho para me dedicar a família. Agora quero tentar ganha dinheiro como artesã . Acredit que suas dicas serão fundamentais para o meu sucesso .

Quando vi o tempo do vídeo pensei: “Nossa é grande. Será que consigo assistir?!?!?” Quando comecei a assistir não vi o tempo passar e no final ficou um gostinho de quero mais!!! Ótimas reportagens. A da Neila Cunha assisti no Pequenas Empresas Grandes Negócios.
Gostaria porém dos links das outras reportagens.. Se puder me envie…. Obrigada!!!

Olá Fernando!

Faço algumas peças em artesanato que vejo pela internet. E graças a Deus tudo que fiz vendi, adoro trabalhar com tecido, feltro, reciclagem e lembrancinhas. Ganhei uma máquina de costura do meu marido agora no meu aniversário, pois tudo que faço é costurado a mão e leva mais tempo para que a peça fique pronta.
Agora pretendo entrar em um curso de costura para me especializar. Baixo muitos vídeos de aulas de artesanato na internet, acho uma forma simples e fácil de aprender pois é bem explicativo. Assisto vários programas na televisão sobre artesanato Mulher.com, Sabor de Vida, Ateliê na Tv, Tudo Artesanal e outros.
O ano passado tive que deixar de lado um pouco o artesanato, pois estava me formando em Educação Infantil pois trabalho em creche no período da manhâ, graças à Deus me formei em dezembro e agora pretendo me dedicar nas horas vagas possíveis para o artesanato. Pois com ele consigo uma renda extra além de ser uma ótima terapia.
Achei muito clara e ótima a forma de você nos dar dicas através de vídeos, continue assim.

Feliz 2014! E sei que suas dicas vão me ajudar muito.
Abraços!

bom dia Fernando feliz 2014 , maravilhoso seu vídeo é muito bom ver gente que começou do nada e faz sucesso hoje ou como o peter que errou e não desistiu como estou começando vou me agarrar a cada dica obrigada .

bom dia Fernando feliz 2014 amei o vídeo parabéns é muito importante para mim que estou começando todas as dicas são importantes ,decidi que vou mudar minha vida sair da depressão e você já tem ajudado muito neste processo obrigada

Olá Fernando, estou feliz por ver o seu vídeo sobre artesanato, visto que, algumas pessoas acham que fazer artesanato é só passa tempo(hobby)e não um trabalho que pode ser tão lucrativo quanto qualquer outro. Gosto muito de artesanato em geral. Faço de tudo um pouco, mas também tenho outra profissão. Adoraria viver do artesanato, pois teria mais tempo para mim e para a minha família. O estímulo é muito importante em qualquer profissão. Abraços.

Gostei muito do vídeo. É importante compreender que não basta apenas fazer artesanato. Temos que entender que é um negócio como qualquer outro e tem suas regras para que possamos lucrar. Sempre fiz artesanato como hobby e agora quero me profissionalizar. Com certeza vou aproveitar todas as dicas que você repassar. Parabéns pelo trabalho!

Amei o vídeo. GAmo fazer artesanato e gostaria que se tornasse minha atividade principal. Porque teria mais qualidade de vida e trabalharia com o que realmente gosto de fazer. Sempre procuro videos na internet sobre artesantos e já aprendi fazer vários trabalhos. Obrigada pelas dicas.

Feliz ano novo e muitssimo obrigada por sua dedicada atencao e doacao. Deus te revista de bencaos dobradas e lhe conceda um ano repleto de realizacoes. Seus projetos sejam inteiramente alcancados! Seus emails sao sempre mt bem vindos e a nova proposta dos videos entao…maravilhosa iniciativa, mt ludica! Como percebi em alguns depoimentos, o artesanato proporciona qualidade de vida em mts aspectos, saja por hobbie e ou fonte de renda. Ha pouco mais de 2 anos atras deixei de “trabalhar fora”. Associando a situacao de desemprego e a necessidade de resgatar minha auto estima, busquei atividades inerentes ao artesanato e atividades socioresponsaveis… Tentei me integrar a um grupo d mulheres q almejavam o mesmo e estavam em situacao similar, onde a proposta era q cd uma usasse da sua habilidade como fonte multiplicadra e inspiradra para as demais formando uma “rede” utilizando arte, cultura, culinaria…td mt artesanal… Nao deu certo, infelizmente, mas deixou a sementes e a promessa de q pode se extrair do artesanato renda e mt qualidade de vida! Busco informacoes neste aspecto e pretendo me capacitar, mas nao tenho foco numa atividade em especifico! Aprecio recic lagem, papelagem, fuxico, bonequinhas… d td um pouco…com suas dicas preciosas espero me organizar e otimizar o futuro negocio! Grata pelo espaco e pela oportunidade de poder compartilhar experiencias!

Estou gostando das suas dicas e estou bastante motivada,vou já por em prática e espero imensamente ver resultado,bjus muito obrigada.

Amei o vídeo, isso é o q desejo, abri uma lojinha de artes, mas a renda é pouca. Mas, quem sabe um dia… por enquanto, fico apenas com os meus bicos. kkkkkkkkkkkkkkk

BOA TARDE,FERNANDO!
Primeiramente quero parabenizá-lo por este trabalho.Amei suas dicas.
Mas como já te disse nossa comunidade e bem fraca em questão de recursos.
Artesãos nós temos em grande quantidade,mas recursos quase nenhum o suficiente
para fazermos cursos e montar um atelier para dar alguns cursos.
Temos uma associação com CNPJ que eu gostaria de fazê-la crescer e poder ajudar
as nossas artesãs que são carentes de fato.
Se tivéssemos quem se interessasse em fazer uma parceria para que ela pudessem
mostrar o que já sabem e ganhar algum,talvez com o tempo conseguiríamos realizar este sonho.
Nosso endereço e Rua Duque de Caxias,176 Mutum MG Cep 36955-000 fone (33)33122606
ou falar com Georgia (33) 99719289
Et Amei te conhecer.Acheva que vc fosse mais velho.Agora vejo que vc realmente ama o artesanato
para ter tanta dedicação.Muito obrigada por tudo e que Deus o abençoe neste ano de 2014

Oi Fernando, o vídeo está bem legal, estou ansiosa para ver o próximo!

Já fiz dois cursos no SENAI, costura industrial básica e modelagem industrial básica e pretendo fazer outros.
Devemos ter cuidado em quais cursos se inscrever, por aí existem muitos cursos sem qualidade profissional, a dica é, pesquise e se informe sobre os profissionais que ministram os cursos.

Obrigada pelas dicas

,Olá Fernando,
O vídeo é de muita valia, pois o exemplo de quem já superou os obstáculos nos ajuda a ter confianca neste ramo.
Gostei muito ter de encontrado…. estou muito satisfeita em saber que agora vou ter alguém para me ajudar e tirar minhas dúvidas.
Gosto muito de artesanato (na verdade vários deles), ainda tenho dúvida qual seguir. Desejo poder decidir em qual deles seguir. Pois a minha vontade é de trabalhar na linha religiosa.
Quero junto com você trilhar este caminho maravilhoso que é o artesanato.

Um grande abraco.

Olá Fernando,
Adorei o vídeo, é simples, fácil é uma verdadeira conversa entre amigos. Obrigada pela disposição em dividir conosco seu conhecimento.

Oi Fernando,

Parabéns pela iniciativa, obrigada por compartilhar conosco estas e outras informações que ainda estão por vir como você mesmo disse. Sou apaixonada por trabalhos manuais principalmente o crochê, e estas informações estão sendo de suma importância, como disse no vídeo a grande dificuldade do artesanato é a valorização pois, é uma técnica que exige dedicação e claro as matérias primas não são tão em conta assim e na hora de vender o produto as pessoas não querem pagar o que realmente vale, isso me deixa chateada, porém não me desanimo, estou com ideia de investir nessa área a alguns meses e conhecer o Revista Artesanato e agora você, realmente não resta duvidas do que quero fazer, é claro que o maior problema é o capital. Mas penso que com fé em Deus, suas dicas, dedicação e investimentos em capacitação tudo vai dar certo. Conto com você, com sua dedicação em passar estas dicas tão valiosas. Você esta de parabéns.
Feliz 2014 para você. : ).

Adorei o vídeo, gosto muito de artesanato, vou começar a fazer faculdade de artes visuais, pois acho que vai me ajudar bastante neste ramo, eu já fiz um curso de decoração de festas infantis e até arrisquei a decorar duas festas da minha filha e todos adoaram…Só quero agradecer…está sendo um experiencia fantástica…Muito obrigada.

Bom dia Fernando!! Primeiramente gostaria de te desejar um feliz ano novo, cheio de realizações e que Deus possa estar derramando muitas bençãos em sua vida. E tbm gostaria de te parabenizar pela belíssima iniciativa de nos ajudar. Vídeo maravilhoso e de fácil entendimento, super anciosa no aguardo do próximo email. Mil bjos e obrigada…

ADORO ARTESANATO, POR ENQUANTO PRA MIM E UMA RENDA EXTRA, MAS GOSTARIA MUITO DE VIVER DE ARTESANATO, ALEM DE GANHAR DINHEIRO ESTOU FAZENDO UMA TERAPIA

ADOREI O VIDEO , estou começando nesta área faço luminárias em pvc e suas dicas serão muuito bem vindas para mim ! preciso dar mais valor as minhas peças e saber como divulgar e valorizar nas fotos ! obrigada e esperando o proximo e-mail ! bjsss

Bom Dia Fernando!!
Adorei o vídeo, gosto muito de artesanato!!!
Tenho fé em Deus que um dia irei postar os meus trabalhos, que por enquanto estou só treinando.
Bjos e muito obrigada pelo vídeo.

Boa tarde , Fernando ! gostei muito do video! já tenho trabalho fixo , más gostaria de ganhar um dinheiro extra! acho que está na hora !!!

Olá, eu estou encantada com artesanato, sempre amei arte, mas realmente não sei no que sou boa. Estou tentando me achar. Sou Designer Gráfico e sei que posso usar algumas coisas da minha área para aplicar no artesanato, mas meu medo de investir em cursos e não gostar é grande. Gosto de td um pouco e realmente estou perdida. Espero ansiosa pelos novos vídeos. Obrigada por começar a me ajudar nessa caminhada.

Então Fernando eu gostei muito do seu vídeo, tanto que vou procurar seguir os seus conselhos e, partir para essa área Agora.

fernando,vc vao ficar maluco com tanta gente “correndo” atras de suas dicas…obg… nao sei por onde começar mais suas palavras nos incentiva mt! obg pelo video feliz ano novo amigo!

Olá Fernando. Vejo que você está se dedicando bastante afim de elevar o artesanato e pra nos ajudar a encontrar o caminho certo. Muito obrigada pela sua iniciativa e dedicação. O vídeo é incentivador e é um bom começo.

Fernando, adorei o vídeo! Já fiz muito artesanato pois além de amar, estudei em escola de freiras e durante extinto 1º grau nós tínhamos aula de artes e fazíamos de tudo. Estou a procura de um meio de ganhar dinheiro mas a partir de casa e creio que o artesanato pode me dar isso. Só ainda não sei o que fazer, o que será mais a minha cara. Espero que com seus e-mails posa ter uma direção.

Fernando, adorei o vídeo! Por uma grande coincidência, começarei a dar aulas em minha loja semana que vem. Minha parte será de biscuit, mas já tenho uma amiga que dará de EVA e estou negociando com mais dois professores: de croché e peças em acrílico. Adorei ouvir de vc que pode dar certo. Aqui em minha cidade, o artesanato não é muito valorizado, estou tendo que “inventar” outros meios. E casos de sucesso é sempre muito bom ver. Obrigada

FERNANDO, MUITO OBRIGADA. NÃO FAÇO ARTESANATO PARA VENDER APENAS PARA MIM E PARA MEUS AMIGOS. FIQUEI ENCANTADA COM A SUA ATITUDE EM QUERER AJUDAR AS OUTRAS PESSOAS. ESTAVA FALTANTO VOCÊ NA REDE PARA AJUDAR ESSE PESSOAL UM TANTO DESORIENTADO. OBRIGADA MAIS UMA VEZ PELA SOLIDARIEDADE COM OS DEMAIS QUE VOCÊ SEQUER CONHECE. DEUS O ABENÇOE.
BEATRIS.

Adorei o video! Muito interessante, me especializo, estudo, planejo. Amo artesanato mas não sei como transformar num negocio rentável.
Muito obrigada pela ajuda e pelo carinho com todas as pessoas!

Fernando, amei as dicas.Sou de São Paulo, capital, e sempre adorei artesanato.Hoje estou com 51 anos e tenho um bom emprego, mas é na hora que chego em casa e sento na minha mesa de artesanato que sou Feliz.Faço de tudo um pouco, Patch…Decoupage…reciclagem…bordado em fita e etc.Meu sonho é abrir uma Loja e poder viver de artesanato. Será possivel?
Beijo grande e mais uma vez obrigada !

Boa noite, Fernando.Primeiramente quero desejar a você e a todos os artesão do Brasil, um Feliz 2014, repleto de novas criações, tanto na vida quanto no artesanato. Parabéns pelo vídeo. Sou bancário e estou em vias de aposentadoria neste 2014. Sem desmerecer outras profissões, os bancários tem alto nível de stress, pressão minuto a minuto, quer seja no cumprimento de metas, quanto no atendimento aos clientes. Sou de uma família de 10 irmãos, 5 homens e cinco mulheres. Todas as herdaram o gosto por trabalhos manuais aprendidos pelos ensinamentos da minha saudosa Mãe Flora Emília Gonçalves, em Cerro Largo (RS) – pintura, costura, bordados, tricô, etc… Eu, o mais novo de todos, apesar de ter completado 55 anos no último dia 31/12/2013, sempre tive o espírito empreendedor. Em 1993 fui transferido para Bacabal (MA) e depois para São Luis (MA). Para superar a saudade da família, amigos, sociedade, modo e costume de vida, comecei a procurar uma alternativa para colocar as idéias no prumo. comecei a fazer velas artesanais, sem cursos, sem saber de nada, sem formas e técnicas. As primeiras velas que fiz foi com formas de canos de pvc. Percebi que artesanato não é “privilégio” ou “dom” feminino. Sempre com o pensamento voltado ao futuro e à criatividade, dentro e fora do Banco, comecei a pesquisar outras técnicas de artesanato, e hoje, faço abajur e luminárias com palitos de picolé, tampinhas de garrafas pet e com as próprias garrafas, lacres de latinhas de cerveja e refrigerantes, e estou aprendendo a dominar a técnica de luminárias com canos de pvc usando microetíficas.
O que faço, não coloco preço pois o pagamento maior é ter minha mente ocupada e o prazer de criar. Quando há algum pedido, coloco o preço para recuperar pelo menos o material gasto. A maioria das peças são doadas aos amigos. Dentre os muitos projetos que tenho para desenvolver após a aposentadoria, o artesanato ocupa o primeiro lugar, por isso estou procurando alternativas e hoje sou muito grato a você e a todos da Revista Artesanato, que muito tem contribuído para colocar minhas idéias em prática.
Parabéns e muito obrigado pelos ensinamentos.
Espero que em breve eu mande algumas fotos dos meus trabalhos.
Grande abraço.
Rubens

Rubens, que maravilha, vejo que você adora artesanato!! Continue sempre aprendendo coisas novas e produzindo, assim vai longe.

Hola Fernando! obrigada pelas dicas muito boas adorei,eu ja faço artesanato a muitos anos a dizer verdade desde muito pequena,nunca fiz curso parendi sosinha já teve épocas que vivi praticamente dele…depois abandonei vim embora e agora voltei de novo de bobeira e me surpreendi da quantidade de coisas novas que saiu.entao estou tentando trazer algumas coisas para cá mas é um pouco difícil por nao encontrar os materiais adcuados.obrigada.saludos…

Oi Fernando,
gostei de te conhecer, você é lindo
por dentro e por fora.
Sabe, neste mundo em que vemos tantas
mazelas humanas, ver alguém como você
com este zelo todo com pessoas que não
conhece, é simplesmente maravilhoso.
Que Deus te abençõe ainda mais, e te prospere
muito mais. Amei o vídeo, ótimo trabalho, muito obrigada.
Angela.

Bom dia Fernando.
Gostei muito do vídeo e principalmente de sua atitude em passar adiante.Cada vez que vejo um e-mail seu, aumenta minha gana de ir adiante. Quero começar agora. Mas existe limitações, que no meu caso é: investimento. Também tenho que começar do zero. Aguardo ansiosa por outras dicas. Um ótimo 2014 pra você e seus familiares. Fica com DEUS.

adorei, e realmente achei melhor em video, parece que fica mais proximo o que vc quer passar para nós as dicas são realmente muito uteis,ja estou na espectativa do proximo, um abraço,att Denise.

Boa Noite,gostei muito do vídeo,é muito importante essas informações,como algumas pessoas comentaram é a falta de renda para investimentos,mas dentro das minhas possíbilidades vou melhorando meus matérias e vamos para frente,sempre damos um jeito, o importante e aprender a fazer tudo certo e bonito e ai as coisas vão acontecendo.Mais uma vez obrigado

Bom dia, adorei as dicas, muito bacana, este ano estou montando meu ateliê de customização de camisetas infantis, espero mais conselhos e dicas!!!Obrigado!

Fernando,
AMEI sua iniciativa! Achei que as informações que vc postou nesse primeiro video, cumpriram muito bem o seu objetivo, que era o de situar os artesãos no mercado de trabalhos manuais. Parabéns!!! Estou atenta a seus emails, facebook, e agora videos. MUITO obrigada por investir o seu tempo, gratuitamente, nessa proposta! Um beijão grato e ansioso pelo próximo video!

Adorei os vídeos. Estou sempre aberta para novidades aprendizados.
Faço vários tipos de artesanatos e ainda não me decidi em qual vou me especializar.
Grata pelas dicas…

Vera

Gostei de te conhecer és uma pessoa simples,objetiva,criativa e inteligente. É incentivador ver essas pessoas crescendo dia a dia.Tem uma pessoa que disse eu não tenho dinheiro para fazer cursos tudo bem sei que esta difícil pra todo mundo mas da um jeitinho quem tem boca vai a Roma quero dizer que tem auxilio gratuito pela internet esse é um dos tem clubes de mães,lugares que dão cursos de graça ou por um pouco de nada.procura ,vai ao encontro do teu sonho ,naõ tenha medo vai ser feliz.abraço.MANU

oi Ferrnando gostei muito do seu vídeo,de sua iniciativa!
É muito importante ajudar as pessoas como eu que amam fazer artesanato, como ganhar dinheiro,e da importância de estar sempre capacitando aprendendo coisas novas.Suas dicas vão ajudar bastante e pode acreditar nisto.
abraço e obrigada.

olá Fernando!

Adoro as sugestões, sou Portuguesa e a realidade em Portugal em particular relativamente ao artesanato é diferente do Brasil.

Gosto imenso de trabalhar em artesanato, em particular reciclar tecidos de decoração a que tenho acesso.

A dica de ensinar, tenho noção que é de facto um caminho, estou a tentar valorizar-me mais para logo que possa o poder fazer.

Desde já obrigada por todos as dicas e mt sucesso para si,

Elsa

Gostei muito das dicas mas acho que deveria ter mais oportunidades para quem trabalha com artesanato, quero dizer
políticas públicas voltadas para o artesão, como (cursos gratuitos, feiras, e locais na cidade onde pudéssemos expor nossos trabalhos),
já tem alguns anos que estou trabalhando com isso, surgiram alguns movimentos voltados em promover feiras na cidade de São Paulo,
mas a entrada de novo prefeito, fez com que houvesse mudanças radicais que fizeram com que esse trabalho fosse dispersado, enfim,
participei até mesmo da prova para expor na Paulista mas não consegui, e já vi até na Feira da praça da LIberdade pessoas que vendem
produtos que não são artesanato e estão lá ganhando dinheiro, e quem é artesão mesmo não consegue entrar na feira para expor, acho que tem
maracutáia nesse meio…

Gostei muito do video, os exemplos sao um estímulo para as pessoas que fazemos artesanato; moro no Chile e os poucos cursos que tenho achado sao caros e o maridao nao apoia muito, geralmente o que faco acabo dando de presente a alguem; o que tenho aprendido é gracas a internet: Valoro muito suas indicacoes. Um abraco.

Gostei demais as dicas!
Eu já dei aulas de pintura em óleo sob tela e realmente dar aulas é algo muito gratificante e rentável.
Hoje eu mudei meu foco e trabalho com cosmética artesanal que aprendi com o Peter Paiva. Amo e sigo sempre as dicas dele.
Amei esse apanhado de informações no vídeo que você fez, eu já conhecia todo o o conteúdo, e sua junção e dicas ficaram ótimas!

vou continuar aguardando seus e-mails
Bom trabalho

Boa tarde, Fernando
Primeiramente quero agradecer sua ajuda, vc não sabe o quanto vc está me ajudando. Obrigada
O vídeo é maravilhoso, show…….amei!

Boa tarde…. gostaria de te parabenizar por este trabalho belíssimo que você está realizando em ajudar as pessoas…
Estou amando seus e-mail com as dicas e seus vídeos são muito bons… Continue neste caminho…. Sucesso para você!
Obrigada!

Boa tarde, Fernando
O vídeo é ótimo e dá uma vontade de começar agora mesmo a fazer algumas peças. Gosto muito de patchapliquê e ponto cruz. Que Deus te abençoe e você continue nos animando e incentivando. Obrigada!

Muito Obrigada pelas dicas e pelos exemplos maravilhosos!
Estou estudando tudinho para ser bem sucedida.
Não sei qual é o seu interesse nisto tudo, mas fique sabendo que lhe sou eternamente grata!

Olá Fernando!

Seu vídeo está ótimo!!!

Parabéns pela sua inciativa de ajudar as pessoas que como eu ama artesanato. Faço artesanato como: crochê, tricô, patchwork e este ano estou pensando seriamente em fazer do artesanato minha fonte de renda. Meu maior problema é calcular o preço de cada peça. Mais uma vez Parabéns pela sua inciativa , que Deus te Abençoa e te Ilumine .

Fernando, sou artista plástica desde 1995, além de artesã generalista, e também com reciclados. Sou capacitada, e já dei aulas de arte pelo Senai, em um projeto passado. No entanto a dificuldade que encontro é na população alvo, pois não há interesse em cursos de arte, oficinas ou compras do mesmo. Aqui onde moro é um celeiro de artistas e artesãos, talvez por isso, o desinteresse. Amo artesanatos, amo pintar telas e dar aulas, e tenho disponibilidade de tempo, e até mesmo de trabalhar em outros lugares, desde que eu faça o que amo fazer. O vídeo é realmente esclarecedor e otimista. Aguardo seu retorno ao comentário por favor

Gisa,

Existem várias alternativas. Uma delas é ir dar aula em outra cidade por exemplo ou até disponibilizar cursos na internet. Espero que os meus próximos vídeos te deem uma luz.

Olá Fernando
Gostei muito do vídeo, foi uma inspiração pra mim. Vou me organizar para começar a fazer cursos para tornar meu sonho de ter meu próprio negócio real.
Muito obrigada.
Fátima

Gostei muito do video …. dessa forma me sinto mais entusiasmada para continuar com minha meta …. Continuarei te acompanhando pois suas dicas são muito valiosas …..Obrigada por se preocupar com nós artesã …..

Olá Fernando,

Amei os videos, só não estudei ainda o da planilha de custo, pois quero estuda-la a fundo passo a passo…já até descobri porque não tenho pedidos pela meu face…minhas fotos são horríveis não valoriza em nada meus trabalhos, e claros ainda estou engatinhando tenho muito a aprender, faço um curso de patchwork há 6 meses, mas o artesanato mudou minha vida, um novo mundo surgiu pra mim, e meu sonho e meta é me tornar uma professora de patch, amei muito tudo que me mandou e vou reler e ver os videos sempre, tai uma coisa que já mudou eu ão tinha paciência pra ver os videos, ous será que é porque tenho um garotinho pequeno…..mas vamos lá estou firme com você, obrigada!

Olá Fernando, o vídeo é ótimo, muito bem produtivo, e está servindo muito para que eu possa me enteresar mais.
E que venham mais dicas sua.

Olá Fernando, amei o vídeo, principalmente a reportagem das roupinhas de boneca, o meu objetivo é trabalhar só com tecido, a começar pelas bonecas.
Espero ansiosa pelas próximas dicas. Um abraço.

bom dia fernando
estou adorando seus videos… pois é muito dificil colocar preço num trabalho artesanal….tenho esta dificuldade, assim como muitas pessoas… aguardo ansiosa seu proximo video.. um abraço grande e que deus te ilumine sempre…

fiquei maravilhada com tudo, mas como passo fazer?? moro emportugal,onde quase nao dao valor em artezanato e eu, adoro fazer crochet e tapatetes de barbantes tanbem amo e faço ponto cruz. queria muito para obter uma renda . pois ja tenho filhos em faculdde e sao 2. e trabalho por ca esta complicado.
bom fim de semana.

Olá Fernando:
O vídeo foi muito bom. Acredito que quem gosta de fazer artesanato já o faz bem feito e com muito amor. Acho que a dificuldade maior é mesmo vendê-lo. Mas sei que vamos aprender a fazer isto durante este tempo.
Agradecida e um abraço.

Este inicio estou tentando decidir uma linha, pois quando queremos fazer algo, fica muito confuso pois tentamos e testamos vários itens, seus videos estão melhorando meu ponto de vista. abraços

Olá Fernando, ainda tenho dificuldades na hora de colocar preço nos meus trabalhos, preciso estudar melhor isso.
continuarei assistindo à todos seus vídeos, muito bom.Abraço.

Olá Fernando,

excelente video, abordagem clara, e bem focada naquilo que precisamos saber. Parabéns e vamos continuar acompanhando. abraço!

Muuuuito Boom os vídeos e os textos ! Estooou adooorandooo ee aprendendo muuito ! Parabéeens Fernando por sua iniciativa em nos ajudar !

Muito bom o vídeo, assistindo parece ser tudo tão fácil, mas na prática há tantas barreiras, morro de vontade de tentar mas ainda estou com medo de não dar certo, minha cidade é muito pequena, não sei se será esse o caminho. Mas quero fazer os cursos, quero aperfeiçoar, vou fazer o que puder, depois me decido se encaro esse projeto, afinal será uma mudança em minha vida.

Olá Fernando foi ótimo este vídeo, porque dá instruções para quem realmente quer entrar nesse maravilhoso campo de “Trabalhos Artesanais”.

É muito bom !
Até o próximo..

Olá Fernando,

Tô adorando seus vídeos,tenho várias dificuldades, como vender, colocar preço, até mostrar o produto, uma insegurança enorme, Graças a Deus achei vc, acompanho todos seus vídeos, agora acredito que meus trabalhos vão ser valorizados, tô seguindo certinho todas as suas dicas.
Muito obrigada…………

Adorei o video, faço artezanato, primeiro como terapia pois tenho 71 anos, moro sozinha e artezanato alem de me render um dinheirinho, pra mim é uma terapia.Faço cursos no CETEPI na minha cidade Itanhaém- litoral sul de São Paulo.Os cursos são gratuitos e proficionalizantes.Faço,Bijuterias, Flores em E.V.A, trabalhos em Patch Aplique, albuns de Scrapbook, bichinhos de feltro e agora vou começar o curso de biscuit.Sempre aparece algum parente ou amiga para comprar minhas coisas e tbm costumo presentear. Fazia muito trico e croche mas tive que parar por um problema de artrose na mão esquerda,mas mesmo assim faço td que consigo e adoro tudo que faço com muito amor e carinho. Gosto sempre de estar aprendendo coisas novas. Abraços e vou gostar muito de continuar recebendo dicas.

Gostei do vídeo é um ótimo começo de inspiração,mas a cidade onde moro não tem muitas opção de cursos pra qualificar.E tem as pessoas não dão o devido valor as peças.Quero saber de vc como faço pra superar esses obstáculos.Antecio Aninha…

Fernando, mais uma vez outro excelente vídeo. Dar aulas é bem lucrativo mesmo, mas o problema é o espaço, já que em casa nem sempre dá certo por causa da rotina familiar. Ano passado dei aulas de tapeçaria e uma colega me emprestou o consultório de psicologia nos horários que estavam livres, foi uma experiência interessante. Com relação a especialização, para quem não tem muitos recursos também aconselho a olhar a internet, tem muita coisa boa, além das revistas que não são caras e a TV, que também ensina muita coisa. Vamos em frente! Obrigada, um abraço, Angélica

Gente, simplesmente adorei!!! As dicas foram preciosas, não tenho o dia todo disponivel para o artesanato mas o principal aprendizado foi a apresentação do material a ser vendido. Obrigado e sucesso!

Fernando, mais uma vez, parabéns pelo seu projeto e que Deus o abençoe mtas vezes mais pelo que vc faz pelos outros!
Gostei mto do vídeo…incentivador, motivador….

Grande prazer em lhe conhecer Fernando! Muito bom esse vídeo. Quero muito crescer… ir além. Sinto que estou no caminho certo. Obrigada! Aguardando mais dicas. Abraço.

Olá Fernando, muito bom o vídeo, adorei. Obrigada pelas dicas estou bastante empolgada, pois moro em uma cidade pequena e por enquanto estou sem trabalho, mas encontrei no artesanato um novo aprendizado que me faz sonhar e quem sabe pode mudar meu futuro. Gd Abraço e Parabéns pelo seu trabalho, principalmente em querer ajudar aos outros.

Adorei o vídeo, muito claro, muito objetivo e como sempre vc é perfeito.
Parabéns e obrigada por ajudar tantas pessoas com suas dicas.
Um abração
Tania Regina

Adorei este vídeo! Sempre gostei muito de tudo que envolve artesanato mas as vezes pela falta de tempo, de dinheiro ou por pessoas não acreditarem que isto vai lhe trazer dinheiro desistimos de nossos sonhos. Quero acompanhar cada dica sua, para eu provar aos meus familiares o contrario do que eles pensam.

Ola Fernando
sou brasileira mas já vivo em Portugal a vinte anos ,adorei o seu vídeo faço muitas feiras de artesanato por ca mas aqui o artesanato alem de dificuldade de conseguir o material o que consigo e muito caro .
vou continuar a seguir e por em pratica as suas dicas.
obrigada e ate breve
Fernanda

Fernando achei o vídeo muito animador e com exemplos lindos de lutas diárias no aprendizado por um ideal um sonho.
Amo artesanato faço muito mas vendo pouco porque não sei fazer preço para minhas peças e nem vender ainda assim quando vendo alguns não me pagam mas continuo fazendo e conto com suas dicas para aprender fazer preço e vender.
Obrigada por todas as dicas
Neide.

Boa noite Fernando ! Adorei o vídeo e cada vez que recebo um e-mail seu fico mais animada em continuar meus trabalhos . Não tenho como investir em cursos , mas sempre pesquiso na internet. Agradeço a Deus por ter colocado vc no meu caminho……

Bom dia, Fernando. Gostei muito do vídeo e esse trabalho com bolsas, estojos, carteiras, etc.. me interessa muito. Quero conhecer mais sobre ele. Obrigada.

Acabei de ver o vídeo e todas as dicas passadas por você. Abri mão de tudo o que estava fazendo, inclusive de uma sociedade que estavamos montando, apenas para trabalhar com meu sonho que é fazer bijuterias com toques de croche, pedras e correntes e sei que vou conseguir, pois é o que eu almejo e ja ia pedir informações para o Sebrae. Você Fernando veio com o B A BA que todos nós artesões precisávamos para concretzarmos nossos sucessos. Só tenho a agradecer.

Muito bom o vídeo, dá uma grande motivação. Eu amo artesanato, sempre que posso faço cursos, mas atualmente devido ao pouco tempo, tenho trabalhado apenas com bordados em ponto cruz. Mas quero receber noticias de todas as áreas. Abraço

Muito bom sua explicação com estes profissionais que a partir de um hobby ou nova forma de ganhar dinheiro e fazendo o que gosta, conseguiram vencer as dificuldades e estão se aprimorando, não vejo a hora de chegar os outros informativos, para começa a me organizar melhor, pois vejo que o interessante é começar de forma organizada sem “se precipitar” e “de qualquer jeito”, pois nosso nome vai estar na frente e fazer um bom trabalho é essencial para crescer e assim alcançar o desejado sem frustações. Forte Abraço

paz,Fernando. Gostei muito das dicas,não precisa de muito dinheiro para começar é só ter força de vontade, e entrar em ação, é sonhar e tentar realizar. Muito bom amei.

Fernando adorei o videio, me motivou muito.Estou começando agora para poder gerar uma renda extra e fora que eu acho uma delicia fazer artesanato.
Obrigado

Obrigada,Fernando. O vídeo nos dá toda orientação que precisamos. Isso faz com que ao começar meu trabalho já comece a pensar no perfil da apresentação do meu produto e é muito estimulante.

Oi Fernando adorei este vídeo é um incentivo muito grande para mim principalmente porque estou começando suas dicas é fundamental e de grande importância obrigado por nós ajudar tanto um grande abraço.

Olá Fernando, seu vídeo é um grande estímulo para artesãos acreditarem mais em si e em seus trabalhos. No meu caso, amo artesanato, mas me falta um foco para daí buscar cursos que norteiem meus anseios. Te agradeço pelas dicas!

Olá Fernando,

O vídeo foi sensacional, muito didático e com certeza é de grande valia para todos os artesãos. Obrigada e espero poder continuar contando com seus conhecimentos e ajuda.
Abracos
Suely

Ainda não sei o q é “website”,mas supondo ser a minha marca ,achei por bem sugerir a que usava na entrada do meu atelie em São Paulo hà [mais ou menos Quinze anos atrás e gosto[a idéia é…atelie da RE] Estou ENCANTADA com estes nossos contatos.MInha história é comprida…afinal já estou nos setenta anos e vivo da arte.No momento com bastante necessidade,mas vejo que minha critividade é maior que a capacidade das mãos ,e vou rascunhando as idéias e vendendo picado aqui e ali [ouvindo os interesses dos clientes e a diversidades do que faço conforme o queme pedem ]e produzindo….produzindo…..e ouvindo ANJOS como você que nos esclarecem tantos pontos importantes.Tenho muito material em casa e estou usando a seguinte receita

RECEITA PARA REALIZAR SEUS SONHOS [não me lembro de onde achei!]
Comece onde você está Use o que você tem Faça o que você pode e o melhor que você sabe e com amor e criatividade………e na sua companhia e de todos que com ela compartilham ,Fernando eu com certeza fico e estou me realizando muito .CASCATAS DE BENÇÃOS SOBRE VOCÊ com muito carinho e agradecimento

Gostei muito do vídeo faço alguma peças só para meus netos tenho medo de começar a vender,pois não sei como começar.Espero que nos próximos vídeos eu aprenda a começar .

Gostei muito do vídeo, pelas suas dicas e a maneira fácil de expor. É muito bom podermos aproveitar as oportunidades de aprendizado. Sempre fiz vários tipos de artesanato por hobby desde criança (bordado, crochê, tricô, pintura em tecido…) até que comecei a aprender a arte no papel (embalagens em kraft, cartões, quilling, teabag, encadernação…) e adorei essa arte. Do hobby vem o atrativo das vendas através das solicitações dos amigos e parentes, até que vem a idéia de fazer disso uma renda complementar. Hoje, acabei de me aposentar e pretendo me dedicar a essa arte plenamente. Já solicitei a participação no grupo do facebook e achei muito interessante essa idéia do grupo. Agradeço a oportunidade de crescimento nesse ramo. Parabéns pela iniciativa, interesse e dedicação com que trabalha. Grata!!!

Fernando, muito boa sua dica, estou iniciando no ramo de artesanato, faço luminárias de pvc, e estou encontrando uma certa dificuldade pra descobrir meu publico alvo, e com isso tenho muita dificuldade pra vender.
Obrigada

Boa noite, Fernando, primeiro adorei te conhecer, e segundo o video é otimo, me incentivou muito.
Obrigada. Abracos.

Boa noite Fernando, sabe por muitas vezes pensei em desistir, justamente por não encontrar pessoas dispostas em dividir informações, pois existem muitas que nos consideram adversários e não concorrentes. Creio que se nossa classe artesã fosse mais unida não haveria tanta diferença no valor dado ao nosso artesanato. Concorrentes podem se tornar parceiros, não necessariamente inimigos, não é mesmo?
Agora, tenho a certeza que voce irá nos proporcionar essa ajuda, de nos tornarmos grandes, na idéia de conseguir viver e não somente sobreviver com nosso trabalho!
Aguardo ansiosamente por novos videos, estou amando adquirir novos conhecimentos, e tambem quero me tornar uma ótima e grande empresária; preciso no entanto, aprender a ser profissional sem me levar pela emoção, que muitas vezes atrapalham meu trabalho!
Muito obrigada pela sua dedicação e pelas dicas maravilhosas!!! Serei sua seguidora daqui em diante. abraços

Olá Fernando, boa noite,eu sou de Pernambuco,cidade de Olinda.Tenho 47 anos e estou desempregada a um bom tempo,tenho encontrado muita dificuldade de me empregar ,primeiro pelo fato de estar afastada do comércio há muito tempo,e segundo,por causa da minha idade…gosto muito de tudo relacionado a arte,sou muito curiosa e gosto de aprender… adorei suas dicas e vou tentar enveredar por esse caminho da arte,tomara que der certo e que eu consiga me firmar financeiramente neste ramo também,contando sempre com suas boas idéias e ajudas…abraços.

Olá Fernando, obrigada pelas dicas.
Recentemente, aprendi em um outros vídeo, como calcular o custo do produto. Foi esclarecedor, pois sempre que eu colocava o preço na peça tinha uma sensação de que as pessoas iriam achar caro, mas na verdade era um reflexo da insegurança de quem não sabia de fato o que estava fazendo. Agora sou capaz de calcular o preço justo, ficar segura em relação a ele em uma negociação e saber quando vale a pena fazer uma peça.
No vídeo de hoje, percebi o direcionamento para abertura de um negócio próprio ou uma loja. Atualmente, não tenho desejo de abrir uma loja ou de dar aulas, mas gostaria de fornecer para logistas. Você considera esse um bom caminho? Por onde eu deveria começar para estabelecer boas parcerias?
Sei que você deve ter um planejamento de dicas e aulas, mas gostaria de saber sobre o controle de estoque. Vejo as matérias primas se acumulando em meu atelier e depois de um tempo não tenho mais certeza sobre o que de fato tenho em casa.
Desde já agradeço suas aulas. Forte abraço.

Uyara,

Fornecer para lojistas pode sim ser um bom negócio, mas nesse caso você deve se lembrar que as suas margens de lucro serão menores. Comece fazendo contatos, conhecendo os lojistas ou pessoas que podem te indicar a eles. Assim você vai poder marcar reuniões para discutir a parceria.

Fernando, gostei muito do vídeo. Com todas estas experiências e outras que virão, certamente teremos oportunidade de crescermos.
O artesanato para mim ainda é uma renda extra, mas quero que chegue à renda principal.
Obrigada pela sua dedicação.

Ola Fernando,estou muito feliz com as suas dicas.No momento nao tenho capital para investir na materia prima,entao resolvi fazer panos de prato para com o lucro comprar mais tecidos e fazer meu logotipo,pois vai agregar valor ao produto.Adorei o video e estou ansiosa pelas outras dicas.bjus!!!

Olá Fernando, em primeiro lugar estou muitíssimo feliz e animada com suas dicas, a cada e-mail novo me inspiro mais a continuar neste caminho.
Gostaria de contar-lhe minha história mais serei breve, minha mãe sempre trabalhou com artesanato e é minha maior inspiração, porém ela nunca fez isso profissionalmente e sim por hobby, um dia dando uma geralzinha lá em casa comecei a separar os materiais que ela tinha guardado e notei que pela quantidade de coisas de fato ela estava perdendo dinheiro e resolvi investir nessa área. Sempre amei ajudá-la com as festas e os mimos que fazia para suas amigas e para a igreja, mas hoje lido com isso como uma fonte de renda para mim.
Agora, aos 21 anos e cursando o último ano da faculdade me vejo numa posição de escolha, ainda não sei se invisto na carreira acadêmica ou no artesanato, mas confesso que seus vídeos tem sido inspiradores. Obrigada por todas as dicas e quem sabe depois compartilho no grupo as fotos do meu cantinho/ateliê em casa rsrs
Abraços.

Priscila,

Que legal! Sugiro que você analise bem o que quer para o seu futuro. Como você se vê daqui a alguns anos? Pense bastante antes de escolher qualquer caminho.

Um abraço e boa sorte.

Obrigada Fernando, pela oportunidade e por estar dispondo seu tempo pra nos ajudar a crescer comercialmente e de forma organizada. Estou ansiosa por mais dicas. Parabéns pelo bom trabalho que com certeza só veio a acrescentar.

Bom dia Fernando
Sábado é dia de colocar a leitura (e vídeos) em dia.
Faço artesanato para distração mesmo. Desde pequena (7/8 anos) aprendi a bordar na escola.
Minha mãe e minha avó me ensinaram mais em casa.
Hoje me divirto fazendo bordados para meu uso.
Em 2013 fiz aulas de patchwork com uma professora super capacitada na minha pequena cidade.
Gostei de costurar os tecidinhos, retalhinhos.
Estou cada vez mais apaixonada por esta nova técnica.
O grande problema é a venda deste material, pois aqui ninguém dá o devido valor ao artesanato.
Já percebi que tudo que é copiado é vendido bem mais barato que o próprio custo.
Sempre escuto da minha professora que, dizem que os produtos são caros demais, o artesanato em geral.
Pois copiam e vendem bem mais barato (muitas vezes bem mal feitos), estragando o comércio daquela que se profissionalizou e consequentemente seu próprio negócio. Mas não tem jeito de entrar na cabeça que é preciso ter técnica e qualidade.
Cidade pequena é uma dificuldade para investir em aulas, feiras, vendas, etc.
Estou decepcionada com estas pessoas que só colocam tudo a perder não se qualificando e estragando as vendas de outras que se interessam em qualificação.
Detalhe: minha professora de patchwork é qualificada inclusive para exportação de produtos.
Que chique, não?!
Fernando, desculpe o desabafo, mas é triste ver algo tão bonito não sendo valorizado pelas próprias artesãs.
Abraço.

Jane,

Isso que você comentou acontece muito! Mas nós devemos lutar contra os trabalhos de má qualidade, é isso que eu estou fazendo, incentivando as pessoas a capricharem, buscarem qualificação e fazerem algo bem feito. E quanto a sua cidade ser pequena, você pode expandir para a internet!

Muito bom o vídeo, suas dicas estão sendo muito úteis para mim que adoro patchwork e faço tudo à mão, estou vendo mais oportunidades de futuro, há muitas pessoas para nos desanimar , enquanto não veem a independência e ascensão financeira. Estou adorando suas dicas.

Olá Fernando estou muito feliz por encontrar você pois suas dicas tem sido muito edificantes para mim faço artesanato já algum tempo mais a dois anos estou fazendo do artesanato minha renda mais ainda não estou conseguindo ter uma renda que gostaria mais tenho certeza que com suas dicas vou alcançar meu objetivo muito obrigado!!!

Olá Fernando,

Estou encantada com o site e agora com os vídeos quero aproveitar tudo. Estou começando no artesanato e ainda copio muitas idéias que o site me proporciona. Ainda faço os artesanatos somente para enfeitar minha casa no interior mas as pessoas que me visitam estão adorando e pedindo para que eu produza para elas. Acho que vou aposentar e investir no artesanato. Um abraço.

Oi Fernando
Achei voce por acaso no Facebook de uma amiga e adorei o que vi. Me parece que vc e uma pessoa seria e sabe e gosta do que do que faz. Minha maior duvida é colocar preço no meus produtos, sempre acho que se eu colocar um preço alto não irei vender e daí acabo vendendo barato e nao vejo lucro nenhum. Espero encontrar respostas por aqui. Obrigada luciana

Oi Fernando

Adorei o vídeo, suas dicas vão me ajudar muito,amo artesanato, já faço a algum tempo, mas infelizmente ainda não consegui ganhar dinheiro com o meu trabalho. Estou sempre procurando aprender cada vez mais, principalmente pela internet e revistas que tem me ajudado bastante, de vez em quando consigo vender alguma coisa, outras dou de presentes para amigas e parentes, mas não vou desistir, pois acredito que ainda vou conseguir realizar o meu sonho, as suas dicas me deram um novo ânimo. Um grande abraço!!

Olá Fernando! Estou amando este suporte que vc tem dado a nós amante da arte.
Eu sempre gostei, fazia uma coisinha aqui outra ali, para dar de presente.
Sempre pensei em viver disso,mas tinha uma ocupação paralela.
Foi em Fevereiro de 2013, que resolvi largar tudo e trabalhar somente com artesanato.
Mas em Maio2013, minha mãe faleceu vitima de um atropelamento. e se não fosse esta minha ocupação, não sei o que seria de mim.
Hoje tento cada dia fazer o melhor de mim, pq minha mãe sempre dizia que eu tenho muito talento.
E onde ela estiver quero que possa ter orgulho de mim. Pois eu vou vencer.

Obrigada pelo seu empenho,e de nos proporcionar temas atuais relacionados ao artesanato.
Pretendo trabalhar neste meio e sei que acharei meu caminho.
Estou tendo aulas e fazendo muita pesquisa .

Parabéns, pelo vídeo,muito bom,claro,objetivo e com boas dicas.Espero continuar recebendo esses vídeos com ideias que com certeza vai me ajudar.

Olá Fernando, parabéns pelo trabalho. O meu maior problema é acreditar no valor do meu trabalho, mas vendo esses exemplos que você tem mostrado me pergunto porque o meu trabalho não tem valor, já que o de outras pessoas tem. Assim, as suas dicas tem me ajudado a superar essa visão distorcida que eu acredito que tenho em relação ao meu trabalho. Vou lutar para dar certo, com a ajuda que você tem dado acredito que vou conseguir.

Ola Fernando estou adorando suas dicas em materia de artesanatos na minha cidade é muito pouco valorizado, tenho uma visão muito distorcida em relação ao meu artesanato vc com suas dicas tem me animado muito vou analisar tudo que tenho de informação que vc tem passado e arriscar para ter um negocio so meu
tenho trabalhado tanto e não sou valorizada entao tenho vontade de ganhar meu dinheiro com o que eu mais gosto de fazer artesanato……Parabens por nos ajudar com suas dicas….bjs.

Boa tarde Fernando, adorei o video, gosto de ver e ouvir comentáios para que eu possa aprender cada vez mais. Adorei a atenção que vc da para as pessoas, procurando ajudar no que for necessáio, se puder continuar me enviando novidades agradeço desde já.
Obrigado, Eliane

OLA
Fernando adorei o vidio e concordo com a BEATRIZ parece que estavas aqui comigo falando frente a frente sempre
qui fazer algo para poder ajudar minha familia e para cuidar de mim mesma bom voce sabe para termos qualidade antes temos que estar bem com nos mesmo alta estima no alto etc…. bem querido eu so tenho para agradecer pois voce esta chegando bem na hora precisava disto para eu acordar e me da o valor antes dos outros pois nao adianta voce cobrar dos outros se voce mesma nao acredita em si mesma eu amo artesanato sempre tive esta paixao ainda nao descobri oque mas tudo que faço e com amor me doo com paixao todos adoram oque faço dizem que devo fazer e vender mas nao consigo nao bem eu trabalho com salgadinhos croche biscui trico nao sei onde peco com este dom bem querido eu so tenho para agradecer e com certeza eu vou descobrir como fazer isto no momento nao tenho dinheiro para pagar cursos mas com certeza le seguindo eu vou receber muitas coisas de que eu preciso para começar meu negocioa todos um muito obrigado e se me permitir quero que sejam meus mestres bjao

Olá Fernando, você tem razão a qualificação facilita muito as coisas. Estou na expectativa quanto aos seus ensinamentos . Definitivamente o artesanato é o que mais gosto de fazer, estou tentando me firmar já ha algum tempo e o que faltava era mesmo orientação. Qualquer hora te conto como comecei , costumo dizer que o artesanato pra mim começou como brincadeira de criança e se tornou profissão. Quanto a esse vídeo muito motivante, quero te agradecer. Valeu, e que Deus te Abençoe!

Fernando, seus vídeos são valiosíssimo, principalmente para mim, que está iniciando os trabalhos. Por favor continue partilhando conosco seus preciosos conhecimentos. Valeu por tudo que Deus te abençoe e multiplique tudo isso que esta fazendo por nós. Grande abraço….. sou sua fã, muito grata. Thais

Oi Fernando

Assisti seu vídeo e estou amando as dicas que você está dando. É muito bom perceber que outras pessoas tbm sentiram as dificuldades que muitas vezes sinto por falta de informação e formação e que é possível superá-las. Realmente não basta a técnica, mas é preciso dominar um tanto de informações que envolvem o artesanato, como :cursos de capacitação nas diversas áreas :artesanato, empreendedorismo, materiais, estrutura etc etc.
É louvável sua iniciativa de tratar desses assuntos de forma sistematizada, técnica, profissional. Parabéns. Vou continuar acompanhando gradativamente seu trabalho.Tanto nos auxilia, como também valoriza este tipo de trabalho.
Moro em Salvador e a muito tempo procuro um curso de Corte Costura no Senac e no Senai, mas ainda não tive a oportunidade de conseguir fazer este curso que soube ser de excelente qualidade e tenho certeza que me auxiliará muito nos meus trabalhos, já que trabalho principalmente com patchwork e tenho muitas ideias tanto na área de decoração como de vestuário.
Já comecei a postar alguns trabalhos no face, mas ainda sem fazer as descrições que você falou anteriormente.
Grata mais uma vez e que você receba toda a energia boa que tenho certeza que nós estamos sentindo com esta iniciativa.
Glória Oliveira

Parabéns pela sua generosidade em partilhar seus conhecimentos.
Adorei o vídeo com certeza será de muito valia. Obrigada!
Leninha

Eu Adorei !! Acho essas histórias de “superação” e necessidade de criar algo inovador, e ainda poder se manter através do artesanato, simplismente motivadoras !! Um grande beijo. Muito obrigada.

Gostei muito do vídeo, bem claro e esclarecedor, parabéns.
Fernando, gostaria de saber se para vender pela internet é necessário ter
empresa legalizada, ou posso vender simplesmente através de uma loja virtual?
Agradeço sua atenção.

Gostei de tudo que vc enviou até agora. Só tenho a dizer que cada vez fico mais entusiasmada, me identifiquei com patch aplique, já fiz três peças que logo postarei no Facebook e uma delas eu já vendi. Agradeço pela ajuda que vc dá as pessoas, e tenho orgulho de dizer que sou uma delas. OBRIGADA! DE CORAÇÃO!!!

Boas informações que estimulam principalmente quem é iniciante ou que está desejando iniciar na área. Você tem um video que ensina como calcular o artesanato produzido? Pode me enviar?

Fernando, suas dicas são preciosíssimas, bom aber que tem pessoas como você dispostas a ajudar e a incentivar nós que ainda somos pequenas nessa área que é tão promissora…
Sei o que a Norma deve estar passando por querer fazer cursos e não ter os valores disponíveis, (passo pela mesma questão), porém concordo plenamente com a Milena que explora a internet para aprender e aprimorar seus conhecimentos…. Não podemos abrir mão dessa super ajuda, uma vez que podemos encontrar tudo o que precisamos, até conseguirmos fundos para cursos presenciais….
Hoje tudo que faço e sei de artesanato foi aprimorado vendo vídeos e reportagens na internet… Então use e abuse dessas aulas gratuitas e mãos a obra!!!

Olá Fernando.
Sempre gostei de artesanato. As suas dicas estão sendo muito importantes. Tenho muitas dúvidas quanto a venda e algumas já foram esclarecidas. O meu maior problema é emcontrar o público alvo para o meu tipo de artesanato.

Muito bom o vídeo. É sempre um incentivo! Já faço alguns tipos de artesanato, porém não sei como começar a divulgá-los. Então todas as sua dicas serão de grande valia para mim. Obrigada.

Parabéns Fernando, e muito obrigado pelas dicas estou iniciando no artesanato. Comprei uma maquina de bordar e estou aprendendo a trabalhar com ela, se vc. tiver dicas serão bem vindas.

Muito obrigada Fernando, pelas as dicas. Eu aluguei uma sala a algum tempo para fazer o trabalho de Patchwork.
E também para da aulas. Mais o negocio não vai pra frente, na questão de ganhar dinheiro. Eu sinto que este tempo todo eu tenho pago para trabalhar. As vezes eu fico bem desanimada. Mais agora, com suas dicas. Eu acho que o negocio vai pra frente. Um abraço

Olá Fernando!
Seu vídeo é simplesmente maravilhoso, amei.
Nunca conseguí um resultado favorável com o artesanato e já estava desanimando, mas agora com suas dicas creio que posso fazer diferente.
Amo o artesanato mas tenho que focar em algo e me especializar. Agora com vc dando essas dicas importantes acredito que ainda tenho
salvação. kkkkkk
Preciso aprender a dar preço, divulgar e descobrir meu publico alvo. Mas agora com vc, meu negócio vai pra frente.
Obrigada Fernando!

Assisti ao seu curso on-line, ontem à noite. Gostei, embora o som tenha sumido muitas vezes. Achei esse vídeo de agora bem interessante. Vou aguardar os outros. Um abraço.

Oi Fernando, achei o seu vídeo muito bom, você passa bastante segurança daquilo que está falando, achei importante vc mostrar o vídeo daquela artesã
já nos deixa mais confiantes.

obrigada,

Bom dia Fernando,
Obrigado por este video, foi esclarecedor e me deu mais vontade de continuar. As vezes o público não dá o devido valor ao que artesanal, mas isso é por que eles não sabem o trabalho e dedicação, o carinho que um artesão tem com seu produto. Foi possivel perceber que não temos que “inventar a roda”, mas sim fazer um trabalho com qualidade.

Forte abraço

estou gostando muito de receber seus emails, me cadastrei no seu grupo do face pois criei um ateliê virtual. e gostaria de dar visibilidade a ele. o nome do meu atelié é: Linda Flor Ateliê. Parabens a vc pela força q vc está nos dando. Trabalho com patch work, patch apliquê, bordados a máquina e confecciono enxoval infantis, falta apenas dar publicidade para dar um impulso no meu negocio. sim! gostei da pkanilha de custo q vc mandou para nos. obg um abs

adorei o video. Estava precisando de incentivo p colocar em pratica meus trabalhos.
Adoro artesanato sempre estou fazendo algo,mas nao tinha levado a serio sobre anunciar na internet.vou faze-lo.
um abraço. shirlea

Amei os vídeos eles incentivam muito à se tentar algo à mais com o artezanato,que eu curto muito pena que no momento tenho filho pequeno,mas futuramente quem sabe,a sua iniciativa é incrível,valeu!!!!!bjs.

oi Fernando,gostei do v[ideo,eu estou iniciando trabalho com artesanato em casa pra mim mesmo,aproveitando as férias em casa,ainda não sei como mostrar para as pessoas o que faço ,mas gostaria de ganhar extra com artesanato!

Achei fantástico o video. Te umas dicas simples, porém objetivas que vai me ajudar na escolha do produto e até as vendas.
Um abraço
Lúcia Helena

Adorei o video ainda estou me achando nesse mundo do artesanato, descobri que podia fazer isso quando uma amiga minha comentou “pq você nao vende bolo de fraldas”, ai vi a oportunidade que ainda não tinha visto. Percebi que na hora da necessidade de economizar eu me virava para elaborar minhas próprias lembranças e decorações, então dessa maneira estou aproveitando para ganhar dinheiro, que sabe esse é um talento que esta escondido.
obrigada

Boa noite Fernando, eu e minha esposa gostamos muito do vídeo, e suas dicas estão nos ajudando muito nos nossos negócios que estamos começando a fazer, continue assim nessa simplicidade e humildade, abraços…

Gostei muito do vídeo e das dicas. Tudo que aprendi até agora, foi com os vídeos do youtube. Acho que os vídeos são muito bons, aprende-se rápido e suas dicas também em vídeo, são mais interessantes e menos cansativas do que ler um texto extenso.

Gostei muito do video. Gostei principal das dicas de como apresentar os produtos e também ideias de como deve ser um blog. A propaganda é alma do negócio. Muito interessante.

Oi Fernando sou apaixonada por artezanato mas só sei fazer tapetes de tirinhas amarradaseste video ,me deixou com mais vontade de aprender a fazer fuxico etc mais.vou me organizar e fazer os cursos parabens e obrigado um abraço.

Gostei do vídeo e é isso que estou buscando. Me aperfeiçoar em alguns tipos de artesanato que faço. Estou confiante que com suas informações serei mais uma a chegar lá. Obrigada!

Caro Amigo gostei das dicas, faço artes com pvc, calota de carros, marmorizaçâo em vidros quero mais informações não sei colocar preços nem onde vender, vendo aos meus conhecidos te peço ajudas.

Ola!!!
Boa Noite!!!
Ótima, iniciativa, gostei muito do conteúdo.
Pretendo iniciar algo neste ramo de artesanato.
As dicas foram preciosas.
Ficarei aguardando novas dicas.
Parabéns!!!
Grato,
Emerson

Boa Noite Fernando,

Eu sou peruana, residente aqui no Brasil e gostei muito do video e das dicas que está dando para todas nós. Eu estou começando o artesanato com crochê, eu adoro muito, alem do ponto cruz. Vou continuar assistindo os videos que você apressenta e que são muito legais.

Obrigada.

muito obrigada,gostei muito do video,sou louca por artesanato,Amo fazer tudo em artesanato,comecei a fazer umas sandálias decoradas com fitas mas a minha renda não deu pra continuar,fico triste pos queria poder ganhar o mundo na arte que é o artesanato,faço de tudo um pouco e aprendo com tanta facilidade que minha familia fala que parece que nasci sabendo.E uma pena não ter como investir.

olá. gostei muito do video estou tentando fazer artesanato para vender pela internet mas, até agora não consegui nada. valeu as dicas

Gostei do video. Passo por um momento profissionl dificil e um incentivo como este me ajuda a manter o equilibrio. Farei o possivel para colocar em pratica as dicas. Obrigada.

Fernando, gostei muito do video e preciso de suas dicas. Eu sei fazer croche e fica bem feito, porem nunca vendi, dava de presente. Criei um blog de croche, la so tem uma peca que e um casaquinho azul de bebe, que tive a coragem de mostrar. Preciso muita de ajuda porque quero trabalhar com o que eu gosto. Cansei de ezcritorio, trabalhei 19 anos e agora quero mudar radicalmente. Me ajude amigo.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *